UnB/CESPE – DPGU – 1 –
Cargo: Defensor Público da União de 2.ª Categoria




QUESTÃO 2

Considerando os conceitos de constitucionalização e publicização do direito civil, esclareça se tais institutos são sinônimos ou não, estabelecendo sua distinção, ou o fundamento para que sejam considerados um mesmo instituto.




UnB/CESPE – DPGU
Cargo: Defensor Público da União de 2.ª Categoria Prova Escrita Discursiva P
2 – Grupos II e IV




PEÇA / DISSERTAÇÃO


Elabore dissertação acerca do sistema processual penal acusatório consagrado na atual Carta Constitucional, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:

- lastro normativo constitucional do sistema processual penal em vigor;

- características do sistema processual penal acusatório;

- gestão das provas e posição do juiz no sistema acusatório;

- impacto do sistema processual penal acusatório ditado pela Constituição Federal no Código de Processo Penal brasileiro.





QUESTÃO 1


Considerando os crimes contra a liberdade individual, especialmente o tipo previsto no artigo 149 do Código Penal, qual seja, redução à condição análoga à de escravo, aponte qual é o juízo competente para conhecer, processar e julgar os feitos que tratam da matéria, justificando a resposta e indicando o posicionamento do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça acerca do tema, se houver.



QUESTÃO 2

Qual foi a teoria adotada pelo Código Penal Militar no que diz respeito ao estado de necessidade? Justifique e fundamente a resposta.

QUESTÃO 1

Acerca da teoria geral de direitos humanos, diferencie universalismo de relativismo cultural.

Atentem para a exigência do conhecimento sobre entendimentos dos Tribunais Superiores e a respeito de Teorias do Direito específicas de cada matéria. Nos concursos mais difíceis nota-se sempre esses dois fatores nas provas:objetivas e discursivas.



edit post

1 Reply to "Questões da prova discursiva para Defensor Público da União"

  • Cesar on 16 de março de 2011 às 05:22

    Achei o seu post somente hoje, mas nao deixa de ser importante e útil. Estou estudando para 2a fase de outros concursos e estou com dificuldades de achar essas provas passadas. Abraço,

     
  • Postar um comentário